Make your own free website on Tripod.com

Europa
Home Acima

 

 

 

 

Europa

A Europa é a parte ocidental do supercontinente euroasiático. Embora geograficamente seja considerada uma península da Eurásia, os povos da Europa têm características culturais e uma história específica, o que justifica que o território europeu seja geralmente considerado como um continente separado.

A parte continental é limitada a Norte pelo Oceano Glacial Árctico, a oeste pelo Oceano Atlântico, a sul pelo Mar Mediterrâneo, pelo Mar Negro, pelas montanhas do Cáucaso e pelo Mar Cáspio, e a Leste, onde a delimitação é mais artificial, pelos Montes Urais e pelo Rio Ural. A Europa inclui também as Ilhas Britânicas, a Islândia e várias ilhas e arquipélagos menores, espalhados pelo Atlântico, Mediterrâneo e Árctico

Segundo a mitologia grega, Europa foi uma mulher muito bonita que despertou os amores de Zeus, deus-rei do Olimpo.

O continente europeu, que durante as Grandes Navegações foi chamado de Velho Mundo, estende-se quase que inteiramente na zona temperada, acima de 35º de latitude N, com apenas uma estreita faixa até o círculo polar Ártico. Devido ao seu litoral muito recortado, a influência oceânica é grande, e as temperaturas são geralmente amenas (não há extremos acentuados), com precipitações que oscilam entre 500 e 1 000 mm anuais. Alternam-se em seu relevo extensas planícies, maciços pré-cambrianos ou palezóicos.

A quase totalidade do continente inclui-se no mundo desenvolvido. A agricultura, mecanizada, emprega em média apenas 10% da população economicamente ativa, enquanto um terço desta é ocupado na indústria e a maior parte é absorvida pelo setor terciário. Entretanto, com o surgimento de novas potências da América e da Ásia no séc. XX, a influência e o poderio europeus diminuíram, notadamente após as duas guerras mundiais.

A Europa vista do espaço, cortesia NASAOs recursos de matérias-primas (principalmente combustíveis fósseis) são, em geral, limitados; as taxas de desemprego encontram-se em ritmo ascendente, e muitos setores da indústria sofrem as conseqüências da precocidade de seu desenvolvimento (instalações antigas e desatualização tecnológica), achando-se atrasados em relação aos EUA e o Japão (principalmente as indústrias de ponta). Essa situação está ligada, em parte, à fragmentação política do continente, cujas conseqüências econômicas não foram inteiramente atenuadas pela constituição de blocos maiores (CEE, de inspiração liberal-capitalista, na Europa Ocidental; Comecon, socialista, encabeçada pela URSS, na Europa Oriental).
 

*****


Países
 

Albânia
Alemanha
Andorra
Arménia
Áustria
Azerbaijão
Bielorússia
Bélgica
Bósnia-Herzegovina
Bulgária
República Tcheca
Cazaquistão
Chipre
Croácia
Dinamarca
Eslováquia
Eslovénia
Espanha
Estónia
Finlândia
França
Grécia
Geórgia
Hungria
Irlanda
Islândia
Itália
Letónia
Liechtenstein
Lituânia
Luxemburgo
República da Macedónia (FYROM)
Malta
Moldávia
Mónaco
Montenegro
Noruega
Países Baixos
Polónia
Portugal
Reino Unido
Roménia
Rússia
Turquia
San Marino
Sérvia
Suécia
Suíça
Ucrânia
Vaticano
 

- Também se situam na Europa as seguintes dependências:

Ilhas Feroe (Dinamarca)
Gibraltar (Reino Unido)
Guérnsei (Reino Unido)
Ilha de Man (Reino Unido)
Jérsei (Reino Unido)
 

A Turquia, a Geórgia, o Azerbaijão e o Cazaquistão têm porções de seus territórios localizadas na Europa. Na Turquia, é europeu o território situado a norte do Bósforo, que faz fronteira com a Grécia e a Bulgária (a Trácia); no Cazaquistão, pertence à Europa o território a oeste do Rio Ural, fronteira à Rússia. A Rússia, embora tenha mais superfície asiática que europeia, considera-se pertencente à Europa dado ser no território europeu que se situam as suas principais cidades e onde vive a maior parte da sua população.

Arménia e Chipre, embora geograficamente não se localizem na Europa, consideram-se europeus por razões históricas e culturais. Por vezes, também se considera parte da Europa Israel. (Ver o artigo nações transcontinentais).
 


*****

Dados
 


As seis línguas mais faladas russo, alemão, francês, inglês, italiano e polaco
Número de países 50
Área 10 368 099 km²
População 702 566 000
Densidade demográfica 101 h/km²
Ponto mais alto Monte Elbrus (5642), Rússia
Ponto mais baixo Mar Cáspio (-28m), Rússia
Maior lago Ládoga (18 400 km²), Rússia
Maior ilha Grã-Bretanha (229 885 km²), Reino Unido
Maior vulcão Etna (3.323 metros), Sicília, Itália
Principal cascata Gavarnie (421 metros), França
País mais rico Luxemburgo (42 930 dólares/hab. por ano)
País mais pobre Moldávia (410 dólares/hab. ao ano)
País mais populoso Rússia (112.357.000 habitantes)
País menos populoso Vaticano (890 habitantes)
Maior país Rússia (17.075.200 km²)
Menor país Vaticano (0,44 km²)
País mais povoado Mónaco (17.435,9 h/km²)
País menos povoado Islândia (2,74 h/km²)
Ponto mais ocidental do Continente Europeu Portugal (Cabo da Roca)
Ponto mais ocidental da Europa Portugal (Ilhéu de Monchique, a ocidente da Ilha das Flores, no Arquipélago dos Açores)
 

*****
 

Regiões
 

Por razões políticas e culturais, costuma-se dividir a Europa em três regiões:

Europa central
Europa ocidental
Europa oriental
 

 

Equipe : 

Bárbara Braz nº 07              Clara Otoni nº 13               Larisse Pinto nº27                                   Raquel Colares nº 39                Vanessa Maia nº 43